Marco Europeu de Referência
Configuração inicial
Ao reunir informações sobre os diferentes níveis propostos por entidades e autores, os encarregados pelo projeto observaram que o número mais adequado de níveis para o aprendizado, ensino e avaliação das línguas são seis, o que não coincide com os níveis clássicos de básico, intermediário e avançado. Com base nisso, é elaborada uma distinção inicial em três blocos amplos, cada bloco se ramifica em outros dois níveis mais restritos.
- Bloco AUsuário Básico
- Nível A1 Acesso.
- Nível A2 Plataforma.
- Bloco BUsuário Independente
- Nível B1 Intermediário.
- Nível B2 Avançado.
- Bloco CUsuário competente.
- Nível C1 Domínio operativo eficaz.
- Nível C2 Mestrado.
Configuração atual
O desenvolvimento posterior do Marco Comum Europeu de referência permite a simplificação do esquema anterior ao seguinte, que facilita em grande parte a compreensão dos usuário da informação, apresentando uma tabela de escala global para os seis níveis.
- Nível A1 É adquirido quando o estudante é capaz de compreender e utilizar expressões cotidianas de uso frequente assim como frases simples destinadas a satisfazer necessidades imediatas; quando possa apresentar-se e a outras pessoas, pedir e dar informação pessoal básica sobre sua residência, seus pertences e sobre as pessoas que conhece e quando possa se relacionar de forma elementar sempre que seu interlocutor fale devagar, com clareza e esteja disposto a cooperar.
- Nível A2 É adquirido quando o estudante é capaz de compreender frases e expressões de uso freqüente relacionadas com áreas de experiência lhe são relevantes (informação básica sobre ele mesmo e sua família, compra, lugares de interesse, emprego, etc.); quando sabe se comunicar em situações simples e cotidianas, que não requeiram mais que trocas simples e diretas de informação sobre questões que lhe sejam conhecidas ou habituais e quando saiba descrever de forma simples aspectos de seu passado e seu entorno, assim como questões relacionadas com suas necessidades imediatas.
- Nível B1 É adquirido quando o estudante é capaz de compreender os pontos principais de textos claros na língua padrão e tratam de questões que lhe sejam conhecidas, sejam elas situações de trabalho, de estudos ou de lazer; quando saiba se desenvolver na maior parte das situações que possam surgir durante uma viagem, onde se utiliza a língua; quando é capaz de escrever textos simples e coerentes sobre temas que lhes sejam familiar ou que tenham interesse pessoal e quando pode descrever experiências, acontecimentos, desejos e aspirações, assim como justificar brevemente suas opiniões ou explicar seus planos.
- Nível B2 É adquirido quando o estudante é capaz de entender as ideias principais de textos complexos que tratem de temas, tanto concretos quanto abstratos, inclusive se forem técnicos em seu campo de especialização; quando pode se relacionar com falantes nativos em um grau suficiente de fluência e naturalidade, de modo que a comunicação seja realizada sem esforço por parte dos dois interlocutores. Quando pode produzir textos claros e detalhados sobre temas diversos, assim como defender um ponto de vista sobre temas gerais indicando os prós e contras de diferentes opções.
- Nível C1 É adquirido quando o estudante é capaz de compreender uma ampla variedade de textos extensos e com certo nível de exigência, assim como reconhecer neles sentidos implícitos; quando sabe se expressar com fluência e espontaneidade sem demonstrações evidentes de esforço para encontrar a expressão adequada; quando pode fazer o uso flexível e efetivo do idioma para fins sociais, acadêmicos e profissional e quando pode produzir textos claros, bem estruturados e detalhados sobre temas de certa complexidade, mostrando o uso correto dos mecanismos de organização, articulação e coesão do texto.
- Nível C2 É adquirido quando o estudante é capaz de compreender com facilidade praticamente tudo o que escuta ou lê, quando sabe reconstruir a informação e os argumentos procedentes de diversas fontes, sejam na língua falada ou escrita, e apresentá-los de forma coerente e resumida, quando pode se expressar espontaneamente, com muita fluência e com um grau de precisão que o permite diferenciar pequenas variações de significado inclusive em situações de maior complexidade.